Voltar

Segundo O FMI: Moçambique Progride Na Recuperação Económica Após COVID-19

Última actualização: 2023-05-16

A equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada pelo Sr. Pablo Lopez Murphy, que trabalhou em Moçambique de 24 de Abril a 5 de Maio de 2023, concluiu que a recuperação económica de Moçambique ganhou ímpeto e os sectores mais afectados pelo COVID-19 (hotelaria, transporte e comunicações) recuperaram e a agricultura beneficiou de chuvas favoráveis.

A missão que trabalhou em Moçambique no contexto da Segunda Revisão ao abrigo do acordo Mecanismo de Crédito Alargado (ECF, sigla em Inglês), indicou no seu comunicado de imprensa que o crescimento económico do país em 2022 foi de 4,1% prevendo-se que alcance 5% em 2023. A retoma do crescimento é parcialmente impulsionada pelas indústrias extractivas, incluindo o primeiro projecto de Gás Natural Liquefeito (Coral Sul), que iniciou a produção em outubro de 2022.

Durante a sua estadia em Moçambique, a equipa técnica do FMI reuniu-se com o Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, com Associação Moçambique de Bancos (AMB), entre outros altos funcionários, representantes da sociedade civil, parceiros de desenvolvimento e o sector privado.

Com a AMB, o encontro com a missão técnica do FMI serviu para avaliar o interesse da banca comercial no âmbito do programa de promoção de poupança e de Inclusão Financeira e discussão sobre o Fundo de Garantia e os critérios de acessibilidade ou elegibilidade de acordo com os rácios provinciais.

Banco Mais

Sala de imprensa

Preçário

Segurança

Recrutamento

2024, Banco MAIS. Todos os direitos reservados.